Pensando em comprar um imóvel?
Vamos te ajudar nesse momento tão importante!
Sonhos e grandes investimentos precisam ser bem estudados antes que qualquer decisão, e, quando o assunto é o primeiro imóvel (casa ou apartamento), várias perguntas aparecem.
É uma reação óbvia e necessária, considerando que, além dos aspectos emocionais de adquirir um bem substancial, a compra de uma casa ou apartamento, também pode envolver um comprometimento financeiro em longo prazo, em que nem mesmo aqueles profissionais com estabilidade de emprego podem prever o que pode acontecer para atrapalhar o que foi planejado.
Mas isto não é motivo para desistir! É motivo para se informar mais e melhor. Com estas perguntas essenciais e suas respostas que apresentamos a seguir, uma parte de sua pesquisa já estará feita, então, acompanhe!
Como avaliar se o valor do imóvel é justo?
Para quem sempre alugou apartamento ou está saindo da casa dos pais, a inexperiência com compras de imóveis pode causar insegurança.
Para melhor saber se o valor do imóvel é justo, compare o preço de outros apartamentos no próprio prédio e na região, com mesma metragem e andares similares. Dividindo o valor total pela metragem, será possível descobrir o valor do metro quadrado da região.
Não deixe de analisar área de lazer e o potencial do bairro, pois tudo isto é considerado no valor do apartamento.
Quais as maneiras de comprar um apartamento?
Existem diversas maneiras de comprar um apartamento, e cada uma delas tem condições, vantagens e desvantagens diferentes. As principais são:
Compra à vista
Apesar de parecer incomum, algumas pessoas podem ter o valor investido, herdado ou recebido por meio de outra venda. Nestes casos, é preciso verificar o valor do desconto pelo pagamento à vista comparando com o rendimento de um bom investimento.
Financiamento
Pode ser feito por diversas instituições financeiras ou com a construtora. É preciso avaliar taxas de juros e pagamentos intermediários. Normalmente, o financiamento pela construtora vale a pena enquanto a construção ainda não está finalizada. Depois de entregue, o financiamento por meio de bancos é mais vantajoso.
Consórcio imobiliário
Comprar um apartamento com consórcio imobiliário compreende o uso de uma carta de crédito em determinado valor contratado que você paga proporcionalmente todo mês. A carta pode ser sorteada ou retirada por meio de um lance. Nestes casos, antes de achar o apartamento ideal, é preciso se preocupar em ter a carta antes.
O pagamento à vista ou financiado ainda possui diversas variáveis, com as duas opções unidas, com o uso de FGTS, taxas especiais de investidores, e muitas outras